YayBlogger.com
BLOGGER TEMPLATES

18 junho 2013

Receita do Dia: Naturalismo

Hoje temos uma receitinha natural deliciosa!
Falaremos sobre o Naturalismo, ótimo, não?
Se você está faminto para aprender, vem comigo!


A escola literária naturalista é conhecida como uma radicalização do Realismo que se baseia na observação fiel da realidade e na experiência, logo, o indivíduo se determina pelo ambiente e pela hereditariedade. É no romance naturalista  que a abordagem extremamente aberta do sexo aparece, o que resultou em algo muito chocante para a sociedade conservadora da época. Naturalistas escreviam sobre o instinto fisiológico e natural, retratando a agressividade, a violência e o erotismo como elementos que simplesmente fazem parte da personalidade do ser humano. Pode-se dizer que essa escola literária surge no século XIX. O cientificismo era exagerado, algo que transformava o homem e a sociedade em objetos de experiências. A linguagem era simples, porém as descrições eram bastante minuciosas. Havia a preferência por temas polêmicos, como homossexualismo, crimes, adultério, miséria, problemas sociais, desejos sexuais etc. Mais importante, os naturalistas queriam reformar a sociedade e através de seus textos denunciavam os problemas da época, tentando assim mudar um pouco o mundo em que viviam.

Naturalismo no Brasil

Pode-se dizer que o Naturalismo começou em terras brasileiras com a publicação do romance O Mulato do autor maranhense Aluísio de Azevedo no ano de 1881. O mesmo autor também escreveu a obra O Cortiço, que acabou sendo um dos romances mais marcantes da literatura brasileira. Os escritores naturalistas do Brasil se ocuparam, principalmente, com os temas mais obscuros da alma humana e, por isso, outros fatos importantes da história do país acabaram sendo deixados de lado, como a Abolição da Escravatura e a proclamação da República. Outros exemplos de obras naturalistas são A Carne, de Júlio Ribeiro e O Ateneu, de Raul Pompéia.luísio de Azevedo. Os principais autores brasileiros foram: Adolfo Caminha, Pápi Júnior, Rodolfo Teófilo, Horácio de Carvalho, Inglês de Souza, Emília Bandeira de Melo, Carneiro Vilela, Manoel Arão, Júlio Ribeiro, Faria Neves Sobrinho.

Cozinheiros, espero que tenham apreciado essa receita com muito amor!

Bom Apetite!




Referência: Sua Pesquisa Info Escola / Infopedia

12 comentários:

  1. Oi, o Rafael acabou de me indicar o seu blog. Adorei, a escrita é super simples e leve. Precisamos disso para reconquistar mais pessoas para o mundo da literatura.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Estava escolhendo qual o próximo livro que iria ler. Depois que li esse texto acho que vou procurar algum naturalista. Qual indica?

    ResponderExcluir
  3. Uau!! Lindo seu blog Camila, super criativo!! Parabéns por essa cabeçinha brilhante que você tem!!

    ResponderExcluir
  4. Lembro que eu viajei quando li O Cortiço no ensino médio, tipo determinismo social e essas coisas, eu não decido o que eu sou, sou apenas um produto do meio em que vivo hahaha

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo bom gosto, Cah!!!Adorei seu blog!!Com certeza as informações são de grande valor para nossos estudos!!

    ResponderExcluir
  6. Além de rico em informações, o blog está muito criativo! Ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog Camila...
    Está de Parabéns...

    ResponderExcluir
  8. Blog visitado pela professora Generosa.
    Parabéns ! O espaço está lindo!
    Att
    Profa. Generosa Souto

    ResponderExcluir
  9. Adorei Seu Blog Camila, Parabéns, Maravilho!

    ResponderExcluir